Claro que se você tem o valor necessário para comprar um imóvel à vista, é natural que você pense que esta é a melhor maneira de fazer essa aquisição. Você tem a disciplina necessária para juntar dinheiro e provavelmente entenda um pouco de investimentos para fazer o capital crescer mais rápido do que somente com sua poupança.
Uma das coisas que você deve avaliar em relação a comprar à vista é se você não ficará descapitalizado com essa compra. Pode ser que isto te coloque em uma situação de insegurança financeira temporária. Pense na seguinte situação, você compra um imóvel usando a maior parte dos recursos que possui e de repente surge uma pandemia como a que estamos vivendo. Será que isso afetaria sua situação?
Outra questão interessante a verificar é que você pode alavancar seu capital. Com o mesmo valor a vista, usando uma alavanca como o consórcio ou o financiamento, você pode adquirir mais imóveis ou um imóvel maior. O retorno deste pode pagar o saldo, ficando com um patrimônio maior no final. Isso vale também para a compra do mesmo imóvel. Pode ser que você consiga fazer um uso do dinheiro que traga mais retorno do que o custo financeiro deste financiamento ou consórcio.
As opções de alavancagem são o financiamento, onde você paga uma prestação mais alta no início e esta vai diminuindo até o final e uma carta de consórcio já contemplada, onde você paga uma prestação bem menor no início e ela vai sendo corrigida até o final. A soma total dos pagamentos e o custo financeiro de uma carta contemplada costumam ser consideravelmente menores do que a de um financiamento.